Estudos Diciplinares I
João e seu primo Pedroforampassar as férias na casa da avó para lhe fazer companhia, pois ela estava se sentindo muito sozinha ultimamente. Eles levaram o vídeo game novo e lá passavam horas e horas jogando sem trocar nenhuma palavra com a avó. Certo dia, a avó observou que fazia uma linda tarde de sol, e em meio ao silêncio da casa,ela lhes disse:
Fontes: http://www.canstockphoto.com.br/ e http://www.colorir.com/, 2015
- Não consigo me conformar como vocês perdem tempo nesses jogos eletrônicos, no meu tempo não era assim, éramos mais agitados, tínhamos muitos amigos pelo bairro, subíamos em muros e árvores, nossas brincadeiras eram mais simples, não precisávamos de muito para nos divertir, vocês sabiam que fora da televisão existe um mundo mais divertido que não necessita de controles remotos e todos podem ser campeões?
Na mesma hora, eles interessadosperguntaram:
- Como assim vovó, um mundo mais divertido que o vídeo game e a televisão? Que tipo de brincadeiras eram essas que vocês brincavam?
Ela contente explicou:
- Brincávamos de pega-pega, esconde- esconde, futebol, mãe da rua, bolinha de gude, pipa, elefante colorido, pular corda, vivo ou morto, passa anel, amarelinha, estátua, era uma diversão só, e quase todas essas brincadeiras não precisava de nada, apenas de crianças para brincar. Além do mais, ficávamos mais ativos e saudáveis, vivíamos correndo pra lá e pra cá.
Fonte: http://vilamundo.org.br/, 2015
Então eles pensaram e animados responderam:
- Vovó, a Senhora tem toda razão, perdemos muito tempo dentro de casa com esses jogos, nós vimos que na casa ao lado tem algumas crianças, será que poderíamos chamar elas para brincarem aqui no quintal com a gente? Assim, a Senhora nos ensina todas essas brincadeiras que nos contou.
A vovó entusiasmada responde:
- Claro que sim, será um prazer relembrar os bons e velhos tempos da minha infância.
E cada dia a vovó lhes ensinava uma brincadeira nova, e aos poucos toda