ESTUDOS CULTURAIS
JORGE RAMOS DE LIMA FILHO
A REALIDADE BAIANA
SALVADOR
2009
UNIJORGE
JORGE RAMOS DE LIMA FILHO
A REALIDADE BAIANA
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Estudos Culturais, do curso de Administração Geral do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação da Prof.ª Eliana Tapioca dos Santos, turma 2009.3.c, turno noturno.
SALVADOR
2009
INTRODUÇÃO
A cultura brasileira é o resultado de um grande sincretismo que uniu costumes de diversos povos e os frutos herdados dessa união são os caracteres genéticos que compõem as suas raízes formando uma secular miscigenação de etnias, gerando uma diversidade que proporciona ao Brasil, e em especial a Bahia, uma imensurável riqueza cultural e social.
Neste sentido, a diversidade cultural está visível em nossa língua, em suas estruturas sintáticas, vocabulário, em seus ritmos, gastronomia, etc. Na Bahia, especificamente, apesar de ser um local de entrecruzamentos, de múltiplas etnias e de elementos culturais distintos, surgem grandes e importantes questionamentos: A sociedade baiana está preparada para lidar com essas diferenças? O que gera o preconceito e a indiferença tornando a vida dessas pessoas, ainda mais difícil?
Desta forma, este trabalho traz algumas questões que, no campo da pesquisa, foram sendo articuladas e que nos fazem repensar as atitudes e valores que temos, confrontando-as com a nova ordem social e política da sociedade contemporânea. A nossa expectativa final é que, de alguma forma, este texto possa contribuir com este debate.
A REALIDADE BAIANA
Tomando-se por base a história do Brasil que se inicia no ano de 1500 e se propaga até o final do século XIX, ou até mesmo no final do século XX, o estado da Bahia tem se apresentado como uma espécie de