Estudos biblicos
(Salmo 81)
Quantas vezes muitos de nós têm dito: "Ah se..." seguido por "o que poderia ter sido!" O Salmo 81, demonstra este conceito, lidando com "o que poderia ter sido" para Israel "se" eles tivessem feito certas coisas. A nação nunca percebeu o potencial que Deus tinha para ela em muitas áreas. Ah se ela tivesse se submetido aos justos estatutos e julgamentos de Deus, como teriam-se conduzido de modo diferente, até mesmo quando Cristo veio ao mundo.
Deus tem sempre desejado que seu povo o louve, como é visto nos versículos de abertura do Salmo. Deus é "nossa força", e como tal deveríamos "cantar alto" a ele. Uma base para esta adoração são os benefícios antes concedidos à nação. No versículo 6, notamos que Deus removeu a carga do Egito, e como isto ficou firmemente gravado nas mentes de Israel. Sua escravidão tinha sido levantada de seus ombros, quando foram libertados "dos cestos." No tempo da sua aflição, Deus livrou-os (81:7). Quando eles clamaram a Deus, ele respondeu no tempo da aflição. Em seguida, ele provou-os em Meribá.
Então Deus os assegura de que ele na verdade é seu Deus, que os tirou do Egito (81:10). Eles têm que abrir "bem a tua boca", e a promessa é que"ta encherei". "Abrir as bocas" indica uma necessidade de bênçãos de Deus; estas pessoas foram os recipientes onde Deus colocaria sua bondade. Entretanto, eles se recusavam a ouvir seu Deus (81:12), e então, como ele freqüentemente fez, Deus "abandonou-os", deixando que andassem conforme seus próprios caminhos.
Então nos aproximamos do trecho "Ah se . . ." do Salmo, no versículo 13. Ali Deus clama: "Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!" Ou, como poderíamos dizê-lo: "Ah se . . . eles tivessem feito estas coisas!" O que então viria em seguida?
Primeiro, Deus lhes diz que ele teria subjugado seus inimigos. Em vez disso, por causa da recusa deles a ouvir a Deus, ele freqüentemente usou aqueles inimigos como