Estudo
2) Concreto protendido: É o concreto no qual, através da tração nos cabos de aço, são introduzidas pré-tensões de tal grandeza e distribuição, que as tensões de tração resultantes do carregamento são neutralizadas a um nível ou grau desejado.
Concreto hidráulico: Preparado com cimento hidráulico, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Tem grande resistência aos esforços de compressão, mas pequena resistência aos esforços de tração.
Concreto dosado em central: É o concreto fornecido pelas empresas que prestam serviços de concretagem com caminhões betoneira.
Concreto virado na obra: É o concreto dosado e misturado no canteiro da própria obra em que será aplicado. Baldes, latas ou caixotes de madeira com dimensões conhecidas, são utilizados para fazer a dosagem dos componentes do concreto volumétricamente. Para a mistura e homogeneização do concreto podem ser utilizadas pás, enxadas, ou pequenas betoneiras elétricas.
Concreto pré-moldado: Um elemento estrutural (pilares, vigas, lajes, etc.) feito em concreto pré-moldado é aquele produzido (antes do seu posicionamento definitivo na estrutura) sob condições de controle de qualidade menos rigorosas.
Concreto pré-fabricado: Um elemento estrutural feito em concreto pré-fabricado é aquele produzido industrialmente (antes do seu posicionamento definitivo na estrutura) sob rigorosas condições de controle de qualidade, mesmo que em instalações temporárias