Estudo
Curso de Medicina Veterinária
Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Microbiologia Geral
Psitacose
Carolina dos Santos Amaral
Helena Poletto Dambrós
Santa Maria, 2012
Introdução
A psitacose, também conhecida como ornitose, é causada pela bactéria
Chlamydia psittaci; Essa doença caracteriza-se por um início insidioso, sintomas brandos e inespecíficos, lembrando infecções de vias aéreas superiores, como a gripe, sendo uma doença de difícil diagnóstico. Acomete o homem, aves e também outros mamíferos (ruminantes). O tratamento é feito pelo uso de fármacos, principalmente antibióticos.
Definição
Também conhecida como ornitose ou clamidiose, a psitacose é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Chlamydia psittaci. Essa bactéria é encontrada no mundo todo e ocorre facilmente em todas as épocas do ano. Os principais reservatórios desse agente são as aves e alguns mamíferos(caprinos e ovinos), podendo acometer humanos que mantenham contato direto com esses animais, em leve ou moderada gravidade.
Histórico
Em 1893, Morange descreveu um agente infeccioso transmitido por papagaios que causava, em humanos, infecção no trato respiratório semelhante à gripe.
Denominou essa doença de psitacose, da palavra gregapsittacus, papagaio.
Em 1930, o microrganismo foi identificado em vários laboratórios e posteriormente incluído no gênero Chlamydia e na espécie Chlamydia psittaci.
Atualmente, mais de 130 espécies de aves já foram documentadas como hospedeiras da bactéria. A maioria das infecções em humanos resulta do contato com pássaros infectados e decorre da inalação do microrganismo. O nome psitacose persistiu, apesar de o termo ornitose descrever com mais exatidão o potencial que qualquer pássaro tem de ser um vetor na transmissão da doença.
Etiologia
O agente etiológico é a bactéria Chlamydia psittaci.
Ocorrência
Ocorrência no homem
Acomete, principalmente,