estudo
Ao prometermos algo, criamos uma obrigação, um dever a cumprir.
2. Explique os conceitos de heteronomia e autonomia diante da lei moral.
No mundo infantil obedecemos passivamente aos costumes por conformismo ou por temor à reprovação da sociedade ou dos deuses.
O trabalho da aranha não têm história, não se renova.
O animal não inventa o instrumento, não o aperfeiçoa, nem o conserva para uso posterior.
O homem é um ser que fala e a palavra se encontra no limiar seu universo, pois o caracteriza fundamentalmente e o distingue do animaldo.
A diferença entre a linguagem humana e a do animal está no fato de que o animal não conhece o símbolo, somente o índice.
A linguagem animal visa a adaptação à situação concreta, enquanto a linguagem humana intervém como uma forma abstrata.
Cultura é um conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar. característica mais nobre, por ter o homem a capacidade de escolher, construir “o que ele vai ser”. A isso a Filosofia chama de liberdade.
MITO E RAZÃO
O homem vive, portanto, na dependência dos deuses e do destino, faltando a ele a nossa noção de vontade pessoal, de livre-arbítrio.
A virtude do homem se manifesta pela coragem e pela força
Hesíodo é outro poeta que teria vivido por volta do final do século VIII, que produz uma obra chamada Teogonia de (teo: deus; gonia: origem) que reflete ainda a preocupação com a crença nos mitos e relata as origens do mundo, dos deuses, e as forças que surgem como: Gaia (Terra), Urano (Céu), Cronos (Tempo).
Alguns autores costumam chamar de “milagre grego" a passagem do pensamento mítico para o pensamento crítico racional e filosófico. como seria possível emergir do Caos um "cosmos" ou seja, como da confusão inicial surgiu o mundo ordenado? Os pré-socráticos procuram o princípio (a arché) de todas as coisas.