estudo
Texto: Lucas 22.54-62
Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote, e Pedro seguia-o de longe.
E tendo eles acendido fogo no meio do pátio e havendo-se sentado ao lume, fixou os olhos nele e disse: Esse também estava com ele.
Mas Pedro o negou, dizendo: Mulher, não o conheço.
Daí a pouco, o outro o viu, e disse: Tú também és um deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
E tendo passado quase uma hora, outro afirmava dizendo: Certamente este também estava com ele, pois é Galileu.
Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes. E imediatamente estando ele ainda a falar, cantou o galo.
Virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
E havendo saído, chorou amargamente.
É muito comum vermos um razoável número de pessoas afirmarem seguir a Cristo. Mas na prática se descomprometem inteiramente com o seu evangelho. O relato bíblico acima trás um comportamento semelhante ao que nós presenciamos hoje em dia. Pedro, discípulo e apóstolo de Jesus, momentos anteriores havia demonstrado total compromisso com Jesus.
(Lucas 22.33) – Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão quanto para a morte.
Contudo, não conseguiu segurar a sua palavra na prática.
Precisamos a cada dia restaurarmos o nosso compromisso com Jesus. Pois ele está disposto a fazê-lo. Ele fez isso com Pedro depois da sua ressurreição. Jesus leva Pedro para uma restauração completa com ele. (João 21.15-17) - Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse: Apascenta os meus cordeirinhos.
Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de Jonas, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreie as minhas ovelhas.
Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me?