estudo sobre o PPRA
O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é uma das ferramentas mais importantes no gerenciamento da segurança do trabalho e obrigatório na empresa.
Faça um estudo do mesmo e relacione as responsabilidades da empresa e dos trabalhadores, bem como, descreva as etapas necessárias para sua elaboração.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – PPRA / NR9
Desde o desenvolvimento da sociedade, as atividades humanas passam por constantes modificações e aperfeiçoamentos, objetivando coexistir de forma a garantir sua subsistência. Assim sendo o homem ao longo do tempo desenvolveu seu trabalho, que consequentemente em determinado momento, passa por imprevistos que podem causar malefícios a si mesmo, o que com o passar dos tempos foi se tornando objeto de preocupação e estudo, a fim de alcançar uma solução que amenizasse ou até mesmo eliminasse tais malefícios que atualmente são chamados de acidente de trabalho. Diante de tantas preocupações com o tema “acidente de trabalho, no decorrer dos tempos surgiram regulamentações a cerca do assunto até se alcançar um estágio mais eficiente e concreto e assim, através da Portaria n.3.214 de 8 de junho de 1978 foi aprovada as Normas Regulamentadoras relativas a Segurança e Medicina do Trabalho, dentre as quais o presente trabalho possui como objeto de estudo a NR09 que dispõe sobre o Programa de Prevenção de Riscos e Ambientais. Referida norma impõe a obrigatoriedade da elaboração e implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, àqueles que empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, e assim não importando o grau de risco ou a quantidade de empregados que possua. Tal programa objetiva a preservação e saúde e da integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho, que existam ou venham a existir. Assim conforme a NR09 existem diretrizes mínimas a serem seguidas na elaboração e na implementação do PPRA, que vão desde a