Estudo sobre PPRA e Suas Etapas - Técnico de Segurança do Trabalho
Faça um estudo do mesmo e relacione as responsabilidades da empresa e dos trabalhadores, bem como, descreva as etapas necessárias para sua elaboração.
O PPRA é um Programa de Prevenção de Risco Ambientais, que tem como objetivo estabelecer um plano de ação que garanta a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores perante os riscos do âmbito laboral. Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, podem causar danos à saúde dos trabalhadores. A elaboração do PPRA é obrigatória para toda empresa e instituição que admitam trabalhadores como empregados, e sua elaboração deve ficar a cargo de profissionais legalmente habilitados como os Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho. O PPRA deve ser apresentado á fiscalização sempre que solicitado, sua validade é de um ano, podendo ser revisado caso ocorra mudanças no quadro de funcionários ou na estrutura da empresa. A Norma Regulamentadora que trata o PPRA é a NR9.
Responsabilidade do Empregador; estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituição.
Responsabilidades dos trabalhadores; colaborar e participar na implementação e execução do PPRA.
Seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA.
Informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a ser julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.
O programa deverá incluir as seguintes etapas;
a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;
b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
d) implantação de medidas de