Estudo sobre a vida
CULTURA RELIGIOSA II
Estudo Dirigido: A vida: Sensibilidade- consciência e neurologia
1.Como a ciência (hipoteticamente) supõe o aparecimento da vida?
Por definição do autor, a explicação atual na ciência é de que a vida nasceu na evolução autônoma do universo é que a mesma é causada pelo substrato físico do universo, ou seja, é de suas estruturas físicas que apareceu a vida e também a sensibilidade-consciência juntamente com ela.
2.O que é emergentismo?
O emergentismo ou “ paradigma emergentista funcional evolutivo” é uma teoria que explica a origem da vida afirmando que em um certo momento do processo evolutivo emergiu uma nova propriedade ( ou qualidade física) que afetava a vida (ou organismo) como um todo funcional unitário. Esta teoria não explica como ou porque ocorreu este processo, simplesmente afirma que ele se deu em um determinado momento.
3.O que é mecanismo determinista “clássico”?
O mecanicismo determinista clássico destinou, no século XVIII e XIX, ao estudo macroscópico amparado pela mecânica clássica de Newton. Desta forma, o determinismo que apoia seus conceitos nas causas dos fenômenos que explicam cientificamente sua origem, no mecanicismo clássico as causas são explicadas pela causa-mecânica. O mecanicismo determinista acredita que todo acontecimento é explicado pela relação causa e efeito pela ótica da física. Portanto, o mecanicismo tenta explicar mecanicamente, ou seja, por movimentos, a estrutura dos corpos e os acontecimentos da natureza.
5.O que é a Teoria dos Engramas Clássicos e sua explicação para a origem da vida?
O universo é resultado da complexa evolução da matéria, onde se produziu primeiro a vida, a sensibilidade-consciência presente nela, e, finalmente a razão e o psiquismo humano em toda sua complexidade. A ciência supõe que a vida humana e animal foram produzidos através do substrato físico do universo, ou seja, através de suas estruturas físicas emergiram-se a vida e a