Estudo sobre a hospedagem alternativa
COORDENAÇÃO DE TURISMO E HOSPITALIDADE
CURSO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM
ESTUDO SOBRE A HOSPEDAGEM ALTERNATIVA
CAROLINE VITAL DE JESUS
PRISCILLA ALVAREZ ARAÚJO
SALVADOR
FEVEREIRO – 2013
RESUMO
A hospedagem alternativa vem crescendo e amadurecendo cada vez mais. Sua participação no mercado turístico está a cada dia mais presente no desenvolvimento do mesmo, e suas contribuições diante de suas facilidades econômicas para o turista, contribuem ainda mais para a atração de turistas. Diante destas concepções, este trabalho apresenta um breve conceito da hospedagem alternativa e de seu respectivo turismo alternativo. Apresenta também um estudo em relação às diversas tipologias de estruturas da hospedagem alternativa, assim como a sua aplicação, utilização e importância para o turismo brasileiro.
Palavras-chaves: Hospedagem Alternativa; Turismo Alternativo; Economia Turística.
INTRODUÇÃO
A Hospedagem Alternativa surge como uma maneira de complementar a oferta de leitos no local e ampliar a capacidade de infraestrutura do local. Esta categoria de hospedagem em sua maioria não é credenciada e nem classificada pelos órgãos oficiais. Os microempresários são os principais administradores predominantes neste setor, e muitas vezes apresentam estrutura familiar.
Estudiosos consideram a hospedagem alternativa como uma atividade extra-hoteleira, e segundo Montejano (1991, p.145):
A hospedagem alternativa está intimamente relacionada com o turismo alternativo, que é definido segundo Pellegrini (2000) como “qualificação relativa à modalidade de turismo que não se fixam em viagens convencionais”. O turismo alternativo é aquele considerado como independente; uma viagem planejada com itinerários que podem ser mudados livremente ou com destinações remotas.
Diante das concepções de hospedagem alternativa e turismo alternativo, o objetivo geral deste trabalho é