Estudo sobre moradores de bairros perifericos
As dificuldades que a jovem Maria José e sua família passavam se expressa através das questões sociais, a falta de políticas públicas como saúde, educação, trabalho etc. Embora a família de Maria José tivesse como prioridade o trabalho. O Sistema Único de Saúde - SUS seria uma politica que facilitaria a promoção á saúde para a família de Maria José, tendo em vista que a família tinha como prioridade o trabalho que era necessário para o sustento da mesma. O caso da mãe de Maria José é um exemplo que não nos deixa negar que o serviço de saúde precisa de maior flexibilidade no que diz respeito às necessidades dos pacientes.
O serviço de saúde ofertado no caso foi o SAMU que atende a população de todas as classes sociais, encaminhando o paciente para o hospital Regional da Cidade de Mossoró. Ao chegar ao hospital, o médio orientou-a a procurar um posto de saúde que oferecesse serviços de saúde como hiperdia, o cadastro para o programa é rápido e possui natureza mensal. Apesar de a Unidade de Saúde possuir uma lista de espera para as consultas de nutrição e fisioterapia. Então Maria José foi informada que a Universidade Potiguar da Cidade de Mossoró disponibilizava atendimento gratuito de nutrição e fisioterapia e que não precisaria esperar meses para ser atendida. Talvez seja a hora dos serviços de saúde se adaptarem as pessoas.
A jovem Maria José poderia se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM para procurar o auxilio do Programa Universidade para Todos – PROUNI a fim de concorrer a uma vaga com bolsa e realizar o seu sonho de cursar uma