Estudo para viabilidade de um hotel
Tomada a decisão de desenvolver uma unidade hoteleira, o caminho natural e necessário é verificar a possibilidade efetiva de concretização de investimento. Para realizar esta análise, conta-se com uma série de instrumentos, entre os quais se destacam o estudo de viabilidade mercadológica e o estudo de viabilidade econômico-financeira.
Atualmente, novos instrumentos de apoio às análises tradicionais de viabilidade têm sido utilizados com frequência crescente na implantação de hotéis. É o caso do sistema de informações geográficas (SIG), que, por meio de uma base de dados geofísicos, permite estabelecer a melhor localização de uma determinada tipologia de hotel em um determinado espaço físico.
ESTUDO DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA
Em termos simples, o estudo de viabilidade mercadológica busca responder a seguinte questão: Há público para consumir meu produto hoteleiro?
Para obter a resposta, faz-se um levantamento dos dados do macro ambiente econômico (realidade social, política, econômica e de infraestrutura no contexto regional) do local escolhido, a fim de determinar o conceito hoteleiro que melhor se adapta a essa realidade e verificar se de fato existe uma demanda potencial para o consumo do produto que se tem em vista.
Basicamente, são os seguintes tópicos a serem abordados neste tipo de estudo:
CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO LOCAL ESCOLHIDO: Trata-se do diagnóstico do estágio de crescimento econômico do local escolhido e de sua dinâmica de mercado, por meio da análise de suas características econômicas, sociais e ambientais. Assim, o estudo dos aspectos geofísicos regionais, do índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M), das políticas de incentivo, do inventário de oferta de lazer ou negócios e das potencialidades do macro ambiente local permite conhecer a dinâmica de mercado. Já os aspectos econômicos, infraestrutura de serviços, a mão de obra e a logística de fornecedores do futuro empreendimento, os