estudo granito
1
O Emprego da Argamassa Expansiva Fract.Ag na
Extração de Rochas Ornamentais
A crescente aplicação mercadológica dos produtos lapídeos tem sido responsável, nos últimos anos, pelo rápido progresso da atividade de extração das rochas ornamentais, através da utilização de técnicas modernas de produção, motivadas pela necessidade de melhoria da qualidade do produto (blocos), valorização da proteção ambiental, melhoria das condições do ambiente de trabalho, e, sobretudo, pelo aspecto econômico.
No que se refere as tecnologias de corte, verifica-se, por exemplo, o crescente emprego do fio diamantado nas pedreiras de materiais calcários (mármores) e de materiais silicáticos (granitos e quartzitos), realizando progressos notáveis, com substituição progressiva das tecnologias dominantes no passado recente.
Todavia, ainda é comum o emprego de tecnologias que muitas vezes comprometem a integridade físico-mecânica da rocha, provocando o aparecimento de fraturas secundárias, como é o caso da utilização de maçarico (flame-jet) e de cordel detonante (acessório de detonação usado, em algumas situações, imerso em água no interior dos furos). Cortes irregulares também são gerados, com grande freqüência, quando emprega-se a pólvora negra (explosivo deflagrante) nos desmontes de volumes primários de rocha.
Pedreira de matacão apresentando grande perda de material, em função da irregularidade dos cortes realizados com pólvora negra.
Esses tipos de problemas resultam numa diminuição drástica da taxa de recuperação das pedreiras, ou seja, um menor volume de blocos produzidos para um mesmo volume de rocha desmontada. fractag@chimicaedile.com.br
www.chimicaedile.com.br
CHIMICA EDILE do BRASIL Ltda
2
Nos materiais onde é expressamente proibida a utilização de explosivos e/ou acessórios de detonação (granitos verdes, por exemplo), que comprovadamente danificam a integridade física da rocha, normalmente utiliza-se cunhas de pressão nos cortes