Estudo egtech

5459 palavras 22 páginas
Caso EGTECH[1] 2012
Prof. Demerval

1. Introdução
A produção de software e serviços associados no Brasil e no mundo está cada vez mais relacionada aos ambientes complexos de negócios com base em redes de colaboração e troca de conhecimento. Internacionalmente uma das experiências mais relevantes são os projetos de Sociedade da Informação que integram governos, empresas e universidades para gerar tecnologias de ponta por meio de relacionamentos entre organizações. No Brasil, as experiências mais relevantes dessa abordagem estão localizadas na região SUL, em particular o Rio grande do Sul e Santa Catarina. No primeiro Estado destaca-se o POLO RS[2] como um projeto que envolve os diversos setores. A ação desse Pólo tem sido responsável por uma rede de negócios e iniciativas responsável por diversas ações de desenvolvimento regional[3] incorporam o emprego de tecnologias de informação às cadeias de negócios associadas ao conhecimento de algumas indústrias como as de móveis, têxteis, calçados e mecânicas.
A EGTECH surgiu nesse ambiente como uma empresa incubada[4] em Porto Alegre. Seus três sócios possuem formação em engenharia, dois em engenharia elétrica e uma em ciência da computação. A empresa desenvolveu sistemas de e-business para as indústrias de móveis nos dois estados. Essa indústria é um exemplo muito interessante de como combinar o conhecimento tácito (informal) dos trabalhadores com TI. Fazer móveis é uma atividade centenária no Rio Grande do Sul, porém até recentemente gerenciada de maneira artesanal. O carpinteiro tirava as medidas, cortava a madeira, ajustava as medidas, transportava até a casa do cliente e fazia a montagem final. Era um modelo de pequena escala, muitas vezes uma empresa familiar com alguns empregados.

2. O modelo de negócios de móveis planejados
A ação do Pólo RS contribuiu para redesenhar esse modelo de negócio. A visão de desenvolvimento regional integrou as habilidades dessa indústria com os benefícios de TI e do

Relacionados

  • Pim vi
    3925 palavras | 16 páginas
  • Vianet
    29601 palavras | 119 páginas