Estudo dos Solos Infiltração e Compressão
Infiltração
A infiltração é o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, se move para baixo através dos vazios pela ação da gravidade, até atingir uma camada impermeável, formando um lençol d’água.
O coeficiente de permeabilidade do solo pode ser feita de várias formas. Diretamente, através de ensaios de campo e laboratório, ou indiretamente através de fundamentos empíricos.
Os ensaios de campo podem ser realizados em furos de sondagens, em poços, cavas, os mais utilizados são os de sondagens.
O permeâmetro é usado toda vez que temos que medir a permeabilidade de solos granulares (solos com razoável quantidade de areia ou pedregulho), pois estes apresentam valores de permeabilidade elevados.
Compressão (compactação)
A compactação é um método de estabilização e melhoria do solo que pode ser feito através do processo manual ou mecânico, para que se possa reduzir o volume de vazios do solo. a compactação tem em vista aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo melhorando a resistência, a deformabilidade e permeabilidade do mesmo.
Este processo pode usar equipamentos mecânicos (rolo compactador) e até mesmo soquetes manuais em pequenas valetas.
Quando um solo é transportado e depositado, ele fica fofo e heterogêneo, pouco resistente e muito deformável, diferente do local de origem. Daí a necessidade de compactação.
A compactação é utilizada em diversas obras de engenharia como: aterros, camadas construtivas dos pavimentos, barragens, muros de arrimo, etc.
A compactação ocorre quando a diminuição dos vazios do solo ocorre por expulsão do ar contido nos seus vazios.
Diferentemente, o adensamento é a expulsão da água através das minúsculas fendas ou espaços existentes no solo.
Na compactação do solo, as