Estudo dos Resistores
Se fizermos uma ligação com diferentes fios condutores, a uma mesma fonte de energia, veremos que as correntes obtidas serão diferentes umas das outras. Isso se dá pelo fato de o próprio fio oferecer “dificuldades” à passagem da corrente elétrica. Com a finalidade de medir essa “dificuldade”, definiu-se uma nova grandeza: a resistência do condutor.
Os resistores são elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica. A conversão de energia elétrica em energia térmica é chamada de Efeito Joule.
Os resistores podem ser encontrados em vários objetos, como por exemplo, no chuveiro, na lâmpada, etc. A figura abaixo nos mostra como os resistores são representados em um circuito elétrico.
Representação de resistores através de símbolos
A resistência elétrica (R) pode ser definida pelas seguintes equações:
ou
Nas equações acima temos:
U → é a diferença de potencial (ddp)
i → é a intensidade da corrente elétrica
R → é a resistência elétrica
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da resistência elétrica é ohm, cujo símbolo é ? (ômega). O nome dessa unidade é uma homenagem ao físico George Simon Ohm. PRIMEIRA LEI DE OHM
Os conceitos de resistores elétricos e leis de ohm são muito importantes no estudo da física, em especial para as provas do Enem. O resumo do conteúdo vai te ajudar a estudar para as provas, leia com atenção.
Ao analisar, na primeira metade do século XIX, características de materiais submetidos a potenciais diferentes e as correntes originadas nesses, George Simon Ohm verificou que, para vários materiais, existia uma proporcionalidade entre a d.d.p e a corrente elétrica. Isso significa, por exemplo, que ao dobrarmos a voltagem aplicada a esse material, a intensidade de corrente elétrica também dobraria. Ou seja: ui=constanteui=constante Graficamente, isso pode ser expresso através de uma reta: