Estudo dos materiais
Prof. Dr. Rubens Caram
Na tabela 1.1 são comparadas algumas propriedades dos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos.
Tabela 1.1. Constituição e características dos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos.
Exemplo 1.5
12 Introdução
O painel de um automóvel moderno é essencialmente fabricado com o uso de plásticos (material polimérico). Entretanto, os automóveis fabricados há mais de 20 anos tinham o mesmo painel fabricado a partir de materiais metálicos. Qual a razão que levou tal substituição.
Solução
Tal substituição foi efetuada em função de dois fatores: segurança e custos. Com o uso de plásticos, o painel se tornou mais seguro para os ocupantes do veículo em caso de acidente, pois esse materiais deformam-se mais facilmente que os materiais metálicos. Com o desenvolvimento da indústria petroquímica, os plásticos tiveram seu custo reduzido, bem como os processo de moldagem tornaram-se mais eficiente, o que resultou em um produto de preço reduzido.
Os materiais compósitos, também denominados de materiais conjugados, podem ser descritos como a combinação de dois ou mais diferentes materiais, o que resulta em propriedades não apresentadas pelos constituintes individuais. Além disso, os materiais constituintes do material compósito não dissolvem um no outro e exibem um interface bem definida entre eles. Esses materiais podem ser divididos em materiais compósitos naturais ou tradicionais e em materiais compósitos avançados. No primeiro grupo enquadram-se a madeira, o concreto e o asfalto. Por outro lado, os materiais compósitos avançados surgiram há poucas décadas, como resultado de necessidades resultantes de avanços tecnológicos nas indústrias aeronáutica, naval e automobilística. Dentre os materiais compósitos mais comuns destacam-se os de matriz plástica reforçada com fibras de vidro ou carbono, ou ainda, as ligas de alumínio reforçadas com filamentos de boro.
Exemplo 1.6
Um automóvel de competição de última