Estudo do parque municipal joaquim teodoro de oliveira
JOAQUIM TEODORO DE OLIVEIRA
Campo Mourão, 09 de Outubro de 2012.
NAYANE DE ABREU SCHAMBERLAIN
RODRIGO GONÇALVES ALVES
ESTUDO DO PARQUE MUNICIPAL
JOAQUIM TEODORO DE OLIVEIRA
Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR – Campo Mourão, como requisito parcial para obtenção da nota do 4° bimestre da disciplina de Ecologia I. Disciplina ministrada pela Prof. Dr. Nair Glória Massoquim do departamento de Geografia.
Campo Mourão, 09 de Outubro de 2012
TEMA
Estudo do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira
TÍTULO
Restauração do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira
RESUMO
O estudo do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira de Campo Mourão foi realizado com a intenção de apresentar os problemas ambientais e de mau uso do local. Por esse motivo dividimos a área em unidades de paisagem (UP’s). O intuito é contribuir com a conservação do meio ambiente através da sensibilização dos usuários do Parque do Lago. Neste sentido temos como objetivo averiguar a degradação causada pelo constante uso da população visitante menos esclarecida com relação aos danos ambientais. Outro ponto é constatar o impacto que isso trás e averiguar seus problemas. O método utilizado para a pesquisa foi o sistêmico, com procedimentos metodológicos em estudo de campo, uso de mapas, analises de quadros e imagem satélites.
INTRODUÇÃO
O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira de Campo Mourão está localizado na porção sudeste da cidade, próximo à rodovia que vai para o Barreiro das Frutas, no Jardim Gutierrez. Foi inaugurado em 1971. Anteriormente o Rio do Campo, que forma o lago era utilizado apenas para captação de água para abastecimento público. Em 1987 o parque foi criado oficialmente pela lei 568/87 com uma área de quase 230.000 m², recebendo uma nova