ESTUDO DO EXPERIMENTO DE LAMINA O E COMPARA O COM SUAS TEORIAS
TEORIAS
LEONARDO R. AVILA (193617); MARCELO O. SCHUH (181245); RENAN R. B. DA SILVA (172485)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
RESUMO
Este trabalho apresenta o que seria um processo de laminação, demonstra e explica a formulação teórica para resolução de problemas de laminação a quente apresentando cada uma de suas variáveis. Paralelamente recapitula um experimento em laminação feito nos laboratórios do centro de tecnologia da UFRGS. Apresenta a resolução desta teoria para o experimento realizado, demonstra os resultados do experimento e finalmente compara-os afim de provar a eficácia da teoria e do equacionamento.
INTRODUÇÃO
A laminação é hoje um dos processos de fabricação mais utilizados na indústria. É caracterizado como um processo de conformação mecânica que tem como objetivo a redução de seção de blocos ou barras, o aumento de comprimento e a melhoria das propriedades mecânicas dos materiais.
Para melhor compreensão do processo foi executado no dia 7 de maio de 2015 um experimento onde uma barra previamente aquecida sofreu compressão passando por dois cilindros de aço que modificaram suas propriedades mecânicas e geométricas caracterizando um processo de laminação a quente.
Para este experimento foram calculados o coeficiente de atrito, o ângulo de agarre máximo, o ângulo de ataque efetivo, o arco de contato para uma redução, o alargamento teórico, tensão de escoamento, coeficiente de correção, fator de geometria, resistência ao escoamento, área de contato, força de laminação e potência consumida. O coeficiente de atrito é capaz de indicar a “capacidade” de agarre dos cilindros da máquina à barra em questão. Vários fatores influenciam no coeficiente de atrito, entre eles a velocidade tangencial do cilindro, diâmetros dos cilindros, etc. Abaixo a equação de Ekelund para cilindros de aço:
𝜇 = 1,05 − 0,0005 ∗ 𝜗
Equação 1 – Equação do atrito por Ekelund.
1
O