Estudo dirigido sobre consciência fonológica
1. Qual a definição de consciência fonológica?
R: A consciência fonológica é a capacidade de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras orais. Mais especificamente refere-se à capacidade para analisar e manipular segmentos sonoros de tamanhos diferenciados como sílabas, unidades intrassilábicas e fonemas que integram as palavras.
Sendo assim, a consciência fonológica pode ser descrita como a capacidade que o individuo tem de compreender que as palavras podem ser segmentadas em componentes menores, e que esses componentes podem ser manipulados.
2. Quais os segmentos sonoros analisados em tarefas de consciência fonológica?
R: São as sílabas, unidades intrassilábicas e fonemas que integram as palavras.
3. Quais os tipos de tarefas usadas na avaliação da consciência fonológica?
R:
Tarefas de contagem, em que se pede às crianças que contem as sílabas ou os fonemas de palavras ditas oralmente.
Tarefas de classificação, em que se pede às crianças que classifiquem um conjunto de palavras, com suporte figurativo, segundo critérios silábicos ou fonêmicos.
Tarefas de segmentação, em que se pede às crianças que dividam palavras em sílabas ou fonemas.
Tarefas de síntese ou reconstrução, em que se pede às crianças que, a partir de um conjunto de sílabas ou de fonemas ditos oralmente, descubram de que palavra se trata.
Tarefas de manipulação, em que se pede às crianças que omitam, acrescentem ou troquem de posição uma sílaba ou um fonema de diversas palavras.
4. Como é o desempenho geral de crianças pré-escolares em tarefas de consciência fonológica?
R: As crianças em idade pré-escolar parecem conseguir certo sucesso em tarefas que envolvem a síntese, a análise ou a detecção de sílabas comuns em diferentes palavras, apresentando mais dificuldade numa tarefa que implica a supressão da unidade silábica.