Estudo Dirigido - Patologia Bucal
1) Com relação à histopatologia básica da mucosa oral defina espongiose, exocitose e acantose.
Espongiose: edema intercelular da camada espinhosa
Exocitose: presença de células inflamatórias no epitélio.
Acantose: espessamento da camada espinhosa do epitélio
2) Diferencie as características clínicas e histopatológicas do líquen plano, eritema multiforme, pênfigo e penfigóide benigno de mucosa.
Líquen plano (Lichen planus) é uma doença que afeta mucosa e pele e apresenta natureza inflamatória crônica, observa-se superfície epitelial ortoqueratinizada ou paraqueretinizada, degeneração ou liquefação da camada basal do epitélio, papilas epiteliais em forma de serrilhado, infiltrado linfocitário e macrofágico em banda subepitelial.
Pênfigo A prevalência da doença é maior em adultos acima de 40 anos, embora possa ocorrer na infância, gengivite descamativa, representada por áreas eritematosas e erosivas na gengiva livre e inserida, pode ser a manifestação inicial da doença. Quando a biópsia é realizada corretamente, as amostras teciduais evidenciam a presença da fenda intra-epitelial. As células da camada espinhosa do epitélio se separam progressivamente, pela perda da adesão intercelular. Estas células assumem uma forma arredondada e caem na fenda formada, sendo denominadas de células de Tzanck.
penfigóide benigno de mucosa: faz parte de um grupo de doenças bolhosas crônicas, nas quais anticorpos destroem os componentes de ligação de pele e mucosa, apresentando lesões bolhosas, extremamente dolorosas. Acomete com mais frequência mulhueres acima dos 50 anos. As lesões bucais do PBM têm aspecto semelhante a outras dermatoses bolhosas, porém, apresentam desenvolvimento mais lento e tendem a ser menores e menos agressivas. Essas lesões começam como bolhas ou vesículas que se rompem, produzindo áreas de descamação. Este processo define um padrão clínico de reação chamado gengivite descamativa, podendo ocorrer de