Desenvolvimento infantil de uma criança de 5 anos
FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ
QUESTIONARIO
Psicologia do Desenvolvimento
Professora Valéria
Ji-Paraná
2014
Desenvolvimento infantil de uma criança de 5 anos
Entrevista com a mãe:
Ao entrevistar Bárbara de Araújo Amorim, mãe de Daniel Amorim da Silveira, verificou-se que a mesma teve uma gravidez desejada, sem enjôos, parto normal e nove meses de gestação. O bebê foi alimentado com leite materno até o décimo sexto mês. Apresentou um desenvolvimento psicomotor dentro dos parâmetros, a saber: mexia cabeça e o tronco já no segundo e terceiro mês; sentou sem apoio por volta do quinto mês; engatinhou e andou no período do sétimo ao oitavo mês.
Dentre as atividades corriqueiras da criança destacam-se que ela: corre; pula; faz natação; gosta de brincar de luta; brinca de carrinho; vídeo game, sozinho ou com o avó. Freqüenta regularmente a casa do pai, pois os pais são divorciados, onde se sente bem. As primeiras palavras pronunciadas pelo entrevistado foram: papai e mamãe. Ele se expressa bem. Ainda não dorme sozinho. Já dormiu com os pais e as vezes dorme com o avô. Dorme com a luz apagada. Tem pesadelos e sonambulismo , não fala enquanto dorme não range os dentes e as vezes tem inquietação motora. Faz controle dos esfíncteres, mas ás vezes por preguiça faz suas necessidades fisiológicas na roupa, foge para não escovar os dentes, porém gosta de se pentear e de se arrumar.
Possui uma sexualidade aguçada identificada por: curiosidade sexual; se masturba com freqüência desde os três anos, contudo é orientado e as vezes repreendido pela mãe e os avós.
Consegue se vestir, calçar, tomar banho, se pentear e comer sozinho, no entanto, ainda não consegue amarrar os sapatos e precisa de ajuda para escovar os dentes. É saudável, não fez cirurgias nem tem sensibilidade a alimentos. Freqüenta a escola desde os três anos; aprende com facilidade tem bom relacionamento escolar