Estudo dirigido Patologia 2a Avaliacao a
Inflamação - Reparo Tecidual
1) O que é inflamação? (defina comentando sobre causas e funções)
É uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Ela faz parte do sistema imunológico.
As causas da inflamação podem ser bactérias, vírus ou parasitas, veneno, calor, exposição à radiação ou traumatismos, como quebra de um osso.
2) Diferencie exsudato de transudato
Exsudato: Matéria resultante de processo inflamatório e que, saindo de vasos sanguíneos, se deposita em tecidos ou superfícies teciduais, sendo constituída de líquido, células, fragmentos celulares, e caracterizada, além do que já se mencionou, por alto conteúdo proteico.
Transudato: Líquido resultante de processo de transudação
3) Qual a principal alteração vascular da inflamação aguda? Quais as consequências desta alteração vascular?
VASODILATAÇÃO E AUMENTO DA PERMEABILIDADE VASCULAR, O AUMENTO DA PERMEABILIDADE ESTÁ ALTAMENTE LIGADO À PRESSÃO HIDROSTÁTICA (MAIOR FLUXO DE SANGUE PELOS VASOS DILATADOS), ESSE FENÔMENO PROVOCA EXTRAVASAMENTO DE FLUIDO E O SEU ACÚMULO NO INTERSTÍCIO, SITUAÇÃO CONHECIDA COMO EDEMA.
4) Qual o papel dos leucócitos na inflamação?
Os leucócitos englobam agentes ofensivos, destroem bactérias e outros invasores e degradam o tecido necrótico e antígenos estranhos. Também podem prolongar a inflamação e induzir lesão tecidual por liberação de enzimas, mediadores químicos e radicais tóxicos de oxigênio.
5) O que induz a produção dos mediadores químicos pró-inflamatórios?
6) De modo geral, quais as funções de cada tipo de mediador químico (pró e anti)? Responda de acordo com os eventos vasculares e celulares da inflamação.
7) Quais os finais possíveis para um processo inflamatório agudo?
Pode resultar na inflamação cronica
8) Quais as principais causas de uma inflamação crônica?
Infecção persistente por certas bactérias como por exemplo o bacilo da tuberculose
Exposição prolongada a