Estudo Dirigido Mile Durkheim Karl Marx E Max Weber
Durkheim acreditava que,ao nascer, o ser humano encontra um mundo com regras e padrões de conduta já estabelecidos. Esse mundo posto, o Homem se filia, uma vez que as regras e padrões pré-estabelecidos exercem uma certa coerção sobre os indivíduos. Dessa forma, uma pressão social molda o comportamento das pessoas em determinado grupo social. Partindo de um modelo que chamamos de modelo orgânico da sociedade
Coercitividade: característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade: quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.
Generalidade: os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
O que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
2) Há relação entre consciência coletiva e fato social? Explique. Não. Porque o fato social é um objeto de estudo da sociologia, algo que esteja alem da vontade das pessoas e que estuda a sociedade, e não alguém especificamente. Já a Consciência coletiva é uma força exercida sobre uma pessoa pela sociedade, que através de suas regras morais tenta fazer com que a pessoa aja de modo que melhor se adequar a sociedade, essa pessoa não pode mudar as regras, pois são regras aceitas, e que permitem que uma determinada sociedade se diferencie de outras, se alguém não respeitar