estudo dirigido microbiologia
Ecologia III
A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA PARA O MEIO AMBIENTE
DOCENTE: PROF. Adriana DISCENTE: Handrei de Castro Melo
Juína-MT-2014
Justificativa
Compreender o atual estado da coleta seletiva implantada no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) é preponderante no sentido de identificar o papel da instituição na formação dos seus estudantes. A pesquisa de campo utilizou o método de entrevistas, questionários e estudo teórico, buscando a verdadeira situação da coleta seletiva. Demonstrar que o descaso do poder público se reflete na instituição em função da desmotivação dos funcionários, desconhecimento de sua importância pelos alunos e descomprometimento dos professores em relação a essa questão. Tendo que o meio ambiente é fundamental no desenvolvimento do turismo do município, fica evidente a necessidade de propor estratégias para viabilizar eternamente a coleta seletiva de resíduos sólidos no instituto.
Objetivo
Verificar se a implantação da coleta seletiva está funcionando no instituto federal do Mato Grosso (IFMT) e a partir desse momento propor algumas estratégias para que essa implantação ocorra da melhor forma possível.
Fundamentação Teórica
Fala-se muito a respeito de meio ambiente atualmente. Porém, poucos sabem, na prática, que importância tem. “Meio ambiente é o meio (ou lugar) onde todo ser vivo habita, seja uma árvore ou o homem. A árvore precisa do solo e clima ideais de seu meio ambiente para que possa se desenvolver. Quando se trata do ser humano, seu meio ambiente é onde ele habita, trabalha, estuda, etc.
A educação ambiental é uma forma de educar os turistas, como diz SATO (2003) citado pela Conferência de Estocolmo (1972): um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e