Estudo dirigido de microbiologia
1. Defina a classificação quimio-heterotrófica.
O prefixo “químio” designa uma fonte externa de energia que não seja a luz do sol, tem reação de oxidação de redução. O termo “heterotrófico” significa que microorganismo precisa de CO2 também de uma fonte externa, mas que não seja da atmosfera utiliza-se compostos orgânicos.
2. Como a alteração da pressão osmótica pode interferir no crescimento microbiano?
R- Em solução hipertônica, (alta concentração de solutos), as células perdem água para o meio externo por osmose. Tal perda causa a plasmólise, ou encolhimento do citoplasma da célula.
3. Diferencie os microrganismos anaeróbicos obrigatórios aerotolerantes dos anaeróbicos obrigatórios.
R- Os microorganismos anaeróbicos obrigatórios não efetuam a fosforilação oxidativa, e, além disso, são mortas pelo oxigênio. Os anaeróbicos aerotolerantes respiram anaerobicamente, mas podem sobreviver na presença de oxigênio
4. Descreva o mecanismo de reprodução dos procariotos.
R- Reproduzem-se por fissão binária, na primeira etapa da divisão ocorre o alongamento da célula e replicação do DNA cromossomal. Ocorre depois o inicio da invaginarão da parede celular e da membrana plasmática no local entre os dois DNAs cromossomais. Em determinado momento as duas seções da parede celular se encontram formando uma parede através da célula, sendo finalmente produzidas duas células individuais idênticas à célula parental.
5. Caracterize as fases do crescimento microbiano.
FASE LAG: corresponde ao período de adaptação ao meio, está metabolicamente ativa, mas não ocorre crescimento bacteriano.
FASE LOG: Fase de intenso crescimento, pois não ocorre limitações, é denominada fase exponencial de crescimento.
FASE ESTACIONÁRIA: Os nutrientes estão escassos ou limitados, os produtos tóxicos produzidos por elas estão se tornando mais abundantes. Não há crescimento liquido da população nesta fase, o numero de células que se divide é igual ou