ESTUDO DIRIGIDO HUMANISMO JULIANA PITA 24
Disciplina: Teorias Psicológicas VI - Humanismo
Profa. Ms. Juliana Pita
Aluno(a):Leocárdio Patrick Sales Lima
Critérios para análise da resposta:
a) estrutura lógica da argumentação;
b) competência para abordar os problemas de modo conceitual;
c) capacidade de interpretar a questão;
d) correspondência entre pergunta e resposta.
1) Após a leitura dos textos 01 e 02 da apostila de Teorias VI Humanismo, explique, com suas palavras, o contexto do surgimento da Psicoterapia Humanista-Fenomenológica (0,5 ponto).
A fenomenologia se estabelece enquanto o estudo do fenômeno, da experiência humana enquanto experimentados pelos atos da consciência. Seu domínio é ilimitado não podendo ser limitado a uma ciência. Teve início a partir de uma crise cultural, do conhecimento e da própria filosofia assim como um questionamento à metafísica e sua redução.
Um dos grandes autores desse pensamento é Husserl, que apresentou a fenomenologia fornecendo-lhe um novo significado tendo seu enfoque nos fenômenos, deixando de lado as relações casuais sofrendo influência, dentre outros, de Descartes e Platão. A filosofia, a mais fundamental das ciências, devia segundo o autor ficar livre de suposições. Para se pensar no mundo antes se faria necessário adentrar no campo da consciência não sendo possível à existência do fenômeno sem que se assegurassem os fatos da consciência.
Husserl desenvolveu suas idéias como forma de questionamento ao modelo positivista, passando do estudo da matemática a questões filosóficas, a partir do qual entrou em contato com o conhecimento proposto por Franz Brentano. A partir disso, Husserl buscou enfatizar a peculiaridade do objeto e apresenta a fenomenologia, como uma volta ao mundo da experiência, do vivido.