Estudo Dirigido HRI P1
No século XIV a Europa foi afetada por uma grande crise, que trouxe fome, epidemias, revoltas e guerras no campo e nas novas cidades, fatores que abalaram o sistema feudal. Assim a nobreza, e os servos procuraram a ajuda do rei, Os reis reassumiram antigas funções e foram ganhando força. Até que progressivamente todo o poder acabou se concentrando em suas mãos, e saindo do sistema feudal para o monárquico.
(b) Apresente fatores tecnológicos e fatores sócio-econômicos determinantes que impulsionaram os europeus às grandes navegações
As Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, a criação de Estados Nacionais e a aliança rei-burguesia. Pois era necessária uma complexa estrutura material de navios, armas, homens e recursos financeiros, possibilitando o alcance destes objetivos tornando viável a Expansão Marítima.
Além disso, houve um aprimoramento dos conhecimentos geográficos graças ao desenvolvimento da cartografia, o desenvolvimento de instrumentos náuticos (bússola, astrolábio, sextante, velas triangulares) e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância.
(c) Qual a importância das navegações e do sistema colonial para a construção das Relações Internacionais?
As Grandes navegações contribuíram para uma transformação radical da visão da história da humanidade (ampliação do conhecimento humano sobre a geografia da Terra).
O desenvolvimento da indústria, e o crescimento do comércio e poderio naval surgidos à partir do Mercantilismo (atividade praticada nas navegações) deram uma noção a “projeção de poder” e o aumento da compra e venda para expandir o comércio de forma acumulativa.
(d) Explique as diferenças de cada fase de colonialismo para o Sistema Internacional.
Colonialismo tradicional: foi uma espécie de colonialismo de rotas, onde havia um acúmulo do