Estudo Dirigido História da Arquitetura e Urbanismo
"É evidente que o homem do Renascimento acreditava em um cosmos ordenado, exatamente da mesma forma que seus predecessores medievais (góticos), porém sua interpretação do conceito de ordem era basicamente diferente. Não acreditava conseguir a segurança existencial ocupando seu lugar no reino de Deus, e sim imaginava o cosmos em termos numéricos e considerava a arquitetura como uma ciência matemática cujo objetivo era fazer visível a ordem cósmica." (NORBERG-SCHULZ)
Ambos os estilos, tanto o gótico quanto o renascentista baseavam-se na racionalidade, porém cada um à sua maneira. Na gótica, a cidade se desenvolvia através do caráter religioso, onde a forma do edifício era dada a partir de sua estrutura. Ele buscava impor o edifício, no caso as catedrais, sobre o indivíduo, prova disso era a escala utilizada, e também era feita uma relação entre o sagrado e o mundano.
Já no caso da arquitetura, renascentista, dava-se tamanha importância à perspectiva, buscando a forma perfeita, rígida e sólida. A relação de imponência do edifício sobre o indivíduo deixou de existir.
Questão 02: Faça uma análise dos pensamentos de Giulio Carlo Argan e de Arnold Hauser relacionando-os com a arquitetura de Michelangelo. Escolha uma obra arquitetônica qualquer do artista florentino e faça uma descrição a partir das citações dos dois autores.
“Porque espelhar na forma artística a forma do universo, se esta é incerta e é objeto mesmo de dúvidas? Porque admirar a divina harmonia da criação, se Deus não está mais lá, mas reside no fundo da consciência, na tensão da alma que luta pela própria salvação?” (ARGAN apud BAETA, 2005: 3)
“Os artistas e escritores do período maneirista não só estavam cônscios das contradições insolúveis da vida, na realidade enfatizavam-nas e intensificavam-nas; preferiam reiterá-las