pressão arterial e hipertensão
TECNICO EM SEGURANÇA PÚBLICA COM ENFASE EM DEFESA CIVIL.
DISCIPLINA: epidemiologia geral
PROFESSORA: Aluno:
Trabalho pressão arterial e hipertensão
1 - Quais os valores normais da pressão arterial e de hipertensão em adultos e idosos?
A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg.
No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão.
A hipertensão arterial pode ser sistólica e diastólica (máxima e mínima) ou só sistólica (máxima). A maioria desses indivíduos, 95%, tem hipertensão arterial chamada de essencial ou primária (sem causa) e 5% têm hipertensão arterial secundária a uma causa bem definida.
O achado de hipertensão arterial é elevado nos obesos 20 a 40%, diabéticos 30 a 60%, negros 20 a 30% e idosos 30 a 50%. Nos idosos, quase sempre a hipertensão é só sistólica ou máxima.
2 - Aponte 4 fatores de proteção e 4 fatores de riscos para hipertensão arterial. Justificando a sua resposta
peso ideal (índice de massa corporal ou IMC,inferior a 25 kg/m2), prática regular de exercícios físicos, ingestão moderada de bebidas alcoólicas, não fumar.
Fatores que contribuem para aumento do risco para hipertensão arterial:
Obesidade, sedentarismo, alcoolismo, e o fumo, sal e muitos outros fatores.
3 - Pressupondo que em 2006 ocorreram 1000 casos de diagnósticos com hipertensão arterial. Quantos casos de diagnósticos hipertensão teve em 2009 e 2010?
Com o índice anual aumentou em 24,4% suponho que nestes dois anos seria em torno de 2488 casos diagnosticados.
4 - Sabe-se que alguns estudos epidemiológicos trabalham com hipóteses. Assim, gostaria que você utilizando alguns dados estatísticos da hipertensão, apontasse supostamente duas hipóteses que poderiam explicar -O Porque"...o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em