Estudo Dirigido Historia Da Ed Fisica
História da Educação Física
1- Comentar porque devemos estudar história da educação física e do esporte nos cursos de formação? Localizar qual era a importância da educação física a época e como esta era vista pelo mundo acadêmico e pela sociedade.
Devemos estudar história da Educação Física e do Esporte nos cursos de formação, pois é de muita importância e valor sabermos os primórdios, de nossa área de atuação, Como surgiu os esportes, a Educação Física, como era utilizado esse esporte e etc.
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social, como a educação, na qual a atividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos, e a celebração das festas, nas quais os jogos atléticos.
Em Roma, tanto na época republicana como na imperial, quebrou-se o conceito integral da educação física, de educação e jogos atléticos, que se limitou a uma ginástica higiênica e de saúde em termas e palestras.
Na idade Média uma vez desaparecida a ginástica higiênica, o único vislumbre de preparação física intensa durante o período medieval foi a levada a cabo pelo cavaleiro feudal, orientada para a guerra, torneios e justas.
Nas culturas mesoamericanas pré-colombianas (olmecas, maias, astecas, etc.), os jogos de bola, com as suas distintas variantes, adquiriram uma grande importância social e, inclusive, faziam parte das cerimônias rituais mais vastas.
Após a Idade Média, o interesse que despertou a cultura clássica fez com que a educação física voltasse a ser apreciada no Renascimento e, sobretudo, pelo humanismo, a partir do século XVI na qual recuperou a teoria da ginástica greco-romana, sobretudo no sentido do