Envelhecimento , atividade física e qualidade de vida
Ninguém quer envelhecer com doenças, limitações, dores, desconfortos e isolados dos parentes e amigos portanto se queremos envelhecer com saúde, levando uma vida ativa, temos que nos prepararmos desde já (HASSE, M., 2.000).
Sendo assim, este trabalho traz como tema os benefícios da prática de exercícios físicos no processo de envelhecimento, pois devemos estar cientes de que, uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como atividade física, alimentação saudável, espaço para o lazer, bom relacionamento familiar, vida sexual, genética, enfim é preciso investir em uma melhor qualidade de vida (HASSE, M., 2.000).
Fundamentação Teórica
1- Auto-estima e o Envelhecimento.
A auto-estima decorre da atitude positiva ou negativa que a pessoa tem de si mesma, ou seja, o que ela sente a seu respeito ( MOSQUERA, 1996 ). Com o processo de envelhecimento há uma diminuição da auto-estima. Isto porque o envelhecimento é marcado por um decréscimo das capacidades motoras, redução da força, flexibilidade, velocidade e dos níveis de VO2 máximo, dificultando a realização das atividades diárias e a manutenção de um estilo de vida saudável (MARQUES 1999 ). Alterações fisiológicas durante o