Estudo Dirigido Histologia
1- O tecido nervoso apresenta dois componentes principais: (1) os neurônios, células geralmente com longos prolongamentos, e (2) vários tipos de células da glia ou neuróglia, que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.
As células nervosas ou neurônios são responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos. Além disso, influenciam diversas atividades do organismo e liberam neurotransmissores e outras moléculas informacionais.
Os neurônios são formados pelo corpo celular ou pericário, que contém o núcleo e do qual partem prolongamentos. Em geral, o volume total dos prolongamentos de um neurônio é maior do que o volume do corpo celular. Os neurônios apresentam morfologia complexa, porém quase todos apresentam três componentes:
• Dendritos, prolongamentos numerosos, especializados na função de receber os estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios
• Corpo celular ou pericário, que é o centro trófico da célula e também capaz de receber estímulos
• Axônio, prolongamento único, especializado na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares). Sob a designação geral de neuróglia ou glia, incluem-se vários tipos celulares encontrados no sistema nervoso central ao lado dos neurônios.
Oligodendrócitos e células de Schwann: Os oligodendrócitos produzem as bainhas de mielina que servem de isolantes elétricos para os neurônios do sistema nervoso central. Os oligodendrócitos têm prolongamentos que se enrolam em volta dos axônios, produzindo a bainha de mielina, as células de Schwann têm a mesma função dos oligodendrócitos, porém se localizam em volta dos axônios do sistema nervoso periférico.
Astrócitos: Os astrócitos são células de forma estrelada com múltiplos processos irradiando do corpo celular. Essas células apresentam feixes de filamentos intermediários constituí dos pela proteína fibrilar ácida da