Estudo dirigido fármaco
R: As drogas só agem se efetuarem algum tipo de ligação. Se existe ligação, então poderá haver influência química. Precisa existir um alvo farmacológico, um sítio de ação (ex: enzimas, canais iônicos, mols transportadores, receptores).
2- O que entendemos por:
a) Absorção de uma droga
A absorção de uma droga é definida como passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma.
b) Biodisponibilidade
R. È uma fração da droga não alterada que atinge seu local ação após a administração por qualquer via
c) Concentração plasmática efetiva
R. É a dose de manutenção utilizada na terapia de dose múltipla, para que se mantenha a concentração no estado de equilíbrio estável. é a dose necessária para que se mantenha uma com plasma estável.
d) Meia vida plasmática ou T ½
R. é o tempo necessário para que a concentração plasmá de determinado farmaco seja reduzida pela metade. Supondo então que a concentração plasmática antingida por certo fármaco seja de 100mg/ml e que sejam necessário 45 minutos, para que esta concentração chegue a 50 mg/ml. A sua meia vida é de 45 minutos.
3- O que são Anestésicos Locais e como agem. Quais são os principais grupos químicos a que pertencem os Anestésicos Locais e ainda cite quais anestésicos representam cada categoria química.
R: São drogas capazes de bloquear de forma seletiva e reversível, a geração e condução do impulso nervoso. Seu mecanismo de ação, modificam a permeabilidade da membrana celular, atuando nos canais iônicos que bloqueiam os estímulos nervosos. Para poderem agir, necessitam sofrer difusão através da membrana celular.
Os principais grupos químicos são: Ésteres (ex: cocaína, procaína, benzocaína)
- Maior tendência as manifestações alérgicas
- São inativados na plasma e nos tecidos
- Menor tempo de duração
Amida (Ex: Lidocaína, Prilocaína, Mepivacaína,