Estudo Dirigido Engenharia SeUCBgurança
303 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE
BRASÍLIA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PRG
Engenharia Civil
Engenharia de Segurança
Estudo Dirigido
Autor: Adriano Braga Bernardo UC 11074266 Professor: Rodrigo
BRASÍLIA 19/11/2014
Engenharia de Segurança
Engenharia de segurança é uma das áreas da engenharia que tem a finalidade de prevenir os acidentes dentro de um ambiente de trabalho, com medidas de segurança individuais e coletivas.
Desde a conquista da CLT os trabalhadores brasileiros vêm conquistando cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho, tanto na questão financeira quanto na luta pelos seus direitos.
Em outros países essa luta também foi difícil, pois a partir da revolução industrial, a população se via no direito de ir e vir, e com isso houve inúmeros conflitos até a conquista mútua.
No Brasil a conquista chegou mais tarde, apenas com a Consolidação das Leis do Trabalho o trabalhador conseguiu ter voz. Desde então há uma constante modernização no quesito segurança no trabalho, o que antes se via como um: “problema é seu”, hoje é diferente, até porque o trabalhador é o sujeito mais vulnerável.
Vale ressaltar que o acidente de trabalho consiste em ato inseguro associado com uma condição insegura, o que torna o acidente mais propício. Além disso, a engenharia de segurança tenta diminuir os riscos de acidente além de diminuir a intensidade dos mesmos, através de treinamentos, EPI e EPC.
Contudo nada disso é válido se não haver uma fiscalização, e é aí que entra a CIPA e a SESMT, que tem papel fundamental na luta contra os acidentes de trabalho.
O governo tem um dos papéis fundamentais nesse conjunto, que através do ministério do trabalho pôde-se criar as NR’s, que é uma padronização para determinadas áreas, com o intuito de uma regionalização.
E ainda existe as DRT ( Delegacia Regional do Trabalho), que é o órgão fiscalizador.