Estudo dirigido eng genetica
Iara Barros e Aline Maria
Capítulo 5 – Introdução de DNA em células vivas
1) Para que serve a clonagem gênica?
Clonagem gênica (técnica do DNA recombinante) consiste na inserção de um segmento selecionado de DNA em um plasmídeo ou no cromossomo de um bacteriófago, que atuam como vetores de clonagem e posterior replicação desses DNA recombinante em um hospedeiro apropriado, como uma bactéria ou uma célula de levedura. A replicação ocorre quando o sistema de síntese do DNA do hospedeiro replica o DNA inserido na celula hospedeira. É a partir da célula transformada que vai ocorrer a divisão celular e gerar um grande numero de células idênticas, que são os clones. Esses clones podem ser sequenciado e comparado com outras sequencias já descritas e ser utilizado no estudo da expressão gênica de genes contidos no clone e ser alterado por mutagênese sítio dirigida ou ser usado para gerar um produto de interesse comercial.
2) O que é uma colônia?
São formadas por vários seres vivos da mesma espécie que ficam agrupados formando uma entidade, onde interagem trabalhando em conjunto.
3) Quais os produtos que podem ser obtidos a partir de um DNA recombinante?
A produção de várias proteínas humanas de interesse médico, como fatores de coagulação sanguínea, antitrombina, albumina sérica humana, hormônio de crescimento, gonadotropina humana, interleucinas, interferons e insulina, que foi a primeira proteína humana produzida através dessa tecnologia em bactérias e aprovada para uso em humanos. Através dessa tecnologia, podem ser obtidas, também, proteínas que servirão para a produção de vacinas (heptatite B, herpes, gripe, malária, etc.
4) Quais os problemas associados a clones inespecíficos no material recombinante?
5) O que é um marcador de seleção? Cite exemplos.
É a caracterização genética de grande número de genótipos através de procedimentos relativamente simples e rápidos. a avaliação da variabilidade genética