estudo dirigido de biossegurança em odontologia
Faculdade de Odontologia da Universidade de Santo Amaro
Biossegurança em Odontologia
Principais Infecções e riscos Biológicos que o Cirurgião Dentista está Sujeito Durante a Prática Profissional
Discente: Adrielle Batista dos Santos
Curso: Odontologia - 1° Período
Docente: Professor Nuno Filipe D'Almeida
São Paulo
2014
Biossegurança “é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviço visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”. CTbio/FIOCRUZ
Os profissionais de Odontologia, Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares de Consultório Odontológico, Higienistas, Técnico de Higiene Dental e Técnico de Laboratório de Prótese estão sob risco constante de adquirir doenças no exercício de suas funções.
Comprovadamente os microrganismos têm driblado as medidas de segurança adotadas na atualidade, colocando em risco profissionais e pacientes, e a falta de cuidados em relação à biossegurança têm propiciado a intensificação do ciclo de infecções cruzadas.
É responsabilidade do Cirurgião-Dentista a orientação e manutenção da cadeia asséptica por parte da equipe Odontológica e o cumprimento das normas de qualidade e segurança quanto ao radiodiagnóstico e descarte de resíduos gerados pelo atendimento.
O controle de infecção é constituído por recursos materiais e protocolos que agrupam as recomendações para prevenção, vigilância, diagnóstico e tratamento de infecções, visando à segurança da equipe e dos pacientes, em quaisquer situações ou local onde se prestem cuidados de saúde.
A biossegurança nunca é completa quando profissionais da Saúde atendem a um paciente ou manipulam instrumentos, material biológico e superfícies contaminadas. Porém, o fato de sempre haver um risco deve ser um estímulo à nossa dedicação, e não o inverso, ou