Estudo dirigido ciencias sociais
2) Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos, sendo que eles seriam ilimitados, assim poderiam produzir produtos ilimitados.
3) Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as empresas e as famílias tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção. Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.
4) A principal diferença é quem controla o mercado, na economia de mercado o controlador é o próprio mercado através da demanda e da oferta, se um produto está em falta no mercado o seu preço sobe e vice-versa. Já a economia centralizada quem controla é o estado, ele que planeja em que irá investir o que produzir e como negociar.
5) É a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e esta disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento. Os fatores são:
- Preferencia do consumidor
- Poder de compra
- Preço de bens similares
- Qualidade do bem
6) Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala, curva de procura e função demanda.
7) A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.
8)