Estudo Dirigido - Capitulo 7
6.1 Quais as vantagens de utilizar um substrato de vidro para um filtro magnético? R: A vantagem de utilizar este material é seu baixo custo e a facilidade em obter e possuir grande rigidez, tendo maior capacidade de suportar choques e danos.
Além de melhorar a uniformidade da superfície.
6.2 Como os dados são gravados em um disco magnético?
R: A escrita é feita por meio de um fenômeno físico aonde ao passar uma corrente através de uma bobina se produz um campo magnético. Ao enviar pulsos de corrente para a bobina, resultam na gravação de padrões magnéticos na superfície abaixo dele, onde, correntes positivas e negativas geram padrões magnéticos distintos.
6.3 Como os dados são lidos de um disco magnético?
R: A leitura é baseada no inverso da escrita, pois um campo magnético que se move sobre uma bobina gera uma corrente eletrica. Quando a superfície do disco passa sob o cabeçote, ela gera uma corrente de polaridade igual à da corrente utilizada na gravação.
6.4 Explique a diferença entre um sistema CAV simples e um sistema com gravação em múltiplas zonas.
R: Discos com CAV tem capacidade limitada por trilha interna já um sistema com gravação em múltiplas zonas possui um aproveitamento do disco melhor, com circuito de controle mais complexo.
6.5 Defina os termos trilha, cilindro e setor.
R: As trilhas são círculos concêntricos, que começam no final do disco e vão se tornando menores conforme se aproximam do centro. Os setores são ramificações das trilhas, que são pequenos trechos onde são armazenados os dados. Um cilindro é um conjunto de trilhas com o mesmo número nos vários discos. 6.6 Qual o tamanho típico de um setor de disco?
R: O tamanho típico de um setor de disco é: 512 bytes (para discos magnéticos) ou 2048 bytes (para discos ópticos), onde em cada setor possui entre 10 a
100 setores por trilha.
6.7 Defina os termos tempo de busca, atraso rotacional, tempo de acesso e tempo de transferência.
R: