Estudo dirigido biofisica
Osmose é a difusão seletiva do solvente através de uma membrana semipermeável. A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.
5Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração.
Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adonesina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração.
6 O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será,
7Homeostasia é a constância do meio interno
Ø equilíbrio entre a entrada ou produção de íons hidrogênio e a livre remoção desses íons do organismo.
Ø o organismo dispõe de mecanismos para manter a [H+] e, conseqüentemente o pH sanguíneos, dentro da normalidade, ou seja manter a homeostasia .
8dos valores de pH (ácido ou básico), mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
Tampão » qualquer substância que pode reversivelmente, se ligar aos íons hidrogênio.
Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas e das proteínas.
9A capacidade tampão é a capacidade que a saliva tem de neutralização da acidez bucal . Os ácidos bucais que são formados a partir do processo de fermentação dos restos alimentares (carboidratos) pelas bactérias cariogênicas