Estudo dirigido aristóteles
Curso de Bacharelado em Direito
Disciplina: Filosofia Jurídica Docente: Marcondes
Discente: Rildian da Silva Pires Filho Matricula: 20121010125
Periodo: 2º - B Turno: Noite
Estudo Dirigido – Aristóteles
1 – Comente sobre o conceito de Justiça Geral em Aristóteles.
Para Aristóteles, a justiça é a disposição moral que faz os homes tomarem atitudes justas, por tanto, a justiça tem relação com licitude, imparcialidade e equanimidade. O que é licito, imparcial e equânime é justo e o que é ilícito, imparcial e não-equânime é injusto. A justiça é a virtude perfeita, pois o exercício dessa virtude pode ser praticado em relação aos outros e não apenas em relação a si próprio. Dentre as virtudes só a justiça é o “bem alheio”.
2 – Disserte sobre o conceito de justiça particular, na visão de Aristóteles.
A justiça particular apresenta dois tipos: a primeira trata-se da distribuição dos ativos divisíveis da comunidade, em partes iguais ou desiguais. Nesse caso o autor prima pelo principio da “atribuição por merecimento”, e apartir disso se faz uma espécie de proporção. A outra é a justiça particular corretiva. Que trata das divergências entre partes e nesse caso busca se o equilíbrio sem se importar com a índole dos envolvidos o juiz analisa o caso em si e se ouve injustiça promove uma proporção aritmética entre “perdas e ganhos”. O justo é uma espécie de meio-termo.
3 - Disserte sobre o conceito de justiça política, na visão de Aristóteles.
É a justiça entre pessoas livres e iguais. Para tanto quem governa é a lei e não o governante, este ultimo é apenas o Guardião da primeira. Aquele que consegue governar sob a égide do principio “A justiça é o bem alheio” é um governante justo e como TAC deve ser recompensado com Honra e Dignidade. Existem dois tipos de justiça política: a naturakl e a convencional. A natural é aquela que existe em todas as partes e independe de nossa aceitação. Já a convencional é aquela que