estudo de tals
Basicamente foi um agrupamento de filósofos Marxistas que elaboraram uma critica sobre a sociedade, também chamada de "teoria critica" onde eles negavam o modo generalizável das coisas.
Como já disse Gustavo Miquelin:
"A Escola de Frankfurt também chamada, no início, de Instituto de Pesquisas Sociais foi, de modo bem resumido, um agrupamento de marxistas que, durante a década de 20, elaborou uma crítica ampla da sociedade – chamada “Teoria Crítica”, onde contestavam de modo generalizado o estado de coisas, num período turbulento da História, com tentames comunistas, a Primeira Guerra, o instável parlamentarismo Weimariano que sucedeu ao império germânico e a eclosão da esquerda nacionalista alemã (nazismo)."
Historia
A escola de Frankfurt foi criada no ano de 1924, que foi basicamente o ultimo suspiro da filosofia alemã no período áureo, iniciado por Félix Weil que era o financiador do grupo ou seja da escola.
Como já disse Santana:
"Ernst Bloch e o psicólogo Erich Fromm acompanhavam à distância o despertar desta linha filosófica, que vem à luz justamente em um momento de agitação política e econômica vivido pela Alemanha, no auge da famosa República de Weimar. Seus membros seriam partícipes e observadores das principais mutações que convulsionariam a Europa durante a Primeira Guerra Mundial, seguida por outros movimentos subversivos, dos quais ninguém sairia impune."
Essa escola vivencio um momento muito delicado na historia que foi a Revolução Russa que ocorreu em 1917 logo após o aparecimento do regime fascista e o nascimento do nazismo, o que acertou fortemente o grupo pois grande parte deles eram judeus , esta mudança chocou cada um deles, principalmente depois do suicídio de Walter Benjamin, quando provavelmente tentava atravessar os Pireneus.
Por que a escola de Frankfurt foi criada
Ela surgiu informalmente para descrever os pensadores afiliados ou associados. Fundada em 1924, a escola de Frankfurt, dominada oficialmente de