Estudo de Fayol
Teoria Geral da Administração Henry Fayol foi um dos integrantes da escola clássica da administração. Depois de ter transformado uma empresa quase falida em uma empresa bem sucedida ele dedicou o resto da sua vida a passar ensinamentos administrativos e suas teorias. Segundo Fayol a empresa e dividida em 6 funções sendo elas:
1. Comercial: Cuida da compra, venda e troca.
2. Financeira: Cuida da procura e utilização de capital.
3. Administração: Cuida do Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
4. Segurança: Cuida da proteção da propriedade e das pessoas.
5. Contabilidade: Cuida do registro de estoques, balanços, custos e estatísticas.
6. Técnica: Cuida da produção e manufatura. Fayol afirmou que a função administrativa era a mais importante e seus componentes da seguinte forma:
Planejamento: Examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.
Organização: Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
Comando: Manter o pessoal em atividade em toda a empresa.
Coordenação: Reunir, unificar, e harmonizar toda a atividade e esforço.
Controle: Cuidar para que tudo realize de acordo com os planos e as ordens. Fayol dizia que a empresa era um sistema racional de regras e de autoridade. Com isso Fayol criou os 16 deveres de um gerente. Fayol foi o primeiro que conseguiu ver a admiração como funções separadas das outras funções da empresa. Ele dizia também que o administrador não pode se meter nas atividades operacionais da empresa. Fayol ajudou a tornar o papel dos executivos mais claro. Henri Fayol fez uma grande contribuição ao papel gerencial, através de sua própria experiência em uma empresa de metalurgia, colocando em prática grandes experiências. Criou um sistema para otimizar a gerência dando a cada gerente seus deveres. A divisão do trabalho ficou bem evidente como um dos pontos mais fortes desse modelo criado. Em sua visão, nenhuma empresa pode se