Estudo De Casos EPIs E EPCs 1
Estudo de casos:
Leia os relatos abaixo e liste os EPIs e EPCs que deveriam ser usados nas diferentes situações, explicando a função/finalidade de cada item listado (se o mesmo item necessitar ser listado em mais de um caso, explicar a função apenas na primeira vez que é citado).
1 - Nota internacional sobre Febre Hemorrágica Boliviana (1994)
No nordeste da Bolívia, em julho de 1994, ocorreu um surto de Febre Hemorrágica Boliviana FHB), causada pelo vírus Machupo. O surto iniciou em membros de uma grande família que residia na localidade denominada Magdalena, localizada na Província de Itenez. Durante o período de 4 de julho a 12 de agosto de 1994, sete membros dessa família (com idade entre 10 meses e 50 anos) desenvolveram uma doença caracterizada por febre, hipotensão, sangramento gengival e conjuntival, epistaxe (sangramento nasal), petéquias, tremores e disartria (dificuldade de pronúncia e articulação de vocábulos). Seis dos sete acometidos foram a óbito, apenas o caso índice sobreviveu. Estudos laboratoriais confirmaram a etiologia da doença. Em seguida, outros 3 casos suspeitos de FHB foram notificados na Secretaria Nacional de Saúde. No dia 18 de agosto, um tubo de ensaio contendo sangue foi quebrado dentro de uma centrífuga e uma técnica de laboratório foi exposta aos aerossóis. Dez dias depois, a técnica desenvolveu deonca febril, com dor lombar, artralgia e conjuntivite.
2 - Sexta-feira à tarde no laboratório de parainfluenza, Luisa terminou seu trabalho, pendurou seu jaleco e se preparou para descartar o resíduo biológico em um recipiente próprio. Ao se aproximar do recipiente, ela notou que estava cheio e que não caberia nenhum grama de lixo a mais. A tampa do recipiente estava no chão em frente à bancada. Luisa decidiu procurar outro recipiente, mas como não conseguiu achar nenhum, resolveu usar o recipiente já abarrotado. Luisa então colocou sua mão que estava protegida com luvas de látex em cima do saco de lixo e empurrou para