Equipamentos De Prote O Individual Canal Livre
Segurança do Trabalho
EQUIPAMENTOS
DE
PROTEÇÃO INDIVIDUAL
PROTEÇÃO COLETIVA
DEFINIÇÃO DE PERIGOS E RISCOS
RISCOS: Expressa uma capacidade de uma grandeza com potencial para causar leões ou danos a saúde das pessoas.
PERIGO: Expressa uma situação ou condição de risco com potencial de causar lesão física ou danos a saúde das pessoas expostas por ausência de medidas de controle.
RISCOS X PERIGOS
DESVIO
É toda ação ou omissão que visa a deixar de cumprir normas ou procedimentos de segurança, durante as realizações de suas atividades laborais, que tem potencial para gerar ou agravar a saúde e a integridade física ou psicológica do trabalhador, e em consequência da existência do desvio a queda ou diminuição da produção. POR QUE DEVO USAR EPI
Essa pergunta é feita todos os dias, todas as horas, todos os minutos, sempre e achar os motivos para se fazer uso dos EPI’s é muito fácil.
Os EPIs são fundamentais para a manutenção da integridade física de todos os trabalhadores de uma empresa.
Mesmo a empresa fornecendo todos os EPIs e EPCs necessários muitas vezes o trabalhador acabam se expondo aos riscos por não quer fazer uso e/ou por preguiça de ir buscar onde estavam trabalhando anteriormente.
Atualmente, há diversos equipamentos de proteção adaptados para cada função, razão pela qual não se justifica a recusa dos empregados para utilização destes. É preciso conscientizar a todos que se trata da segurança do próprio trabalhador.
VIAS DE EXPOSIÇÃO
-
Inalatória – (Nariz)
Ocular - (Olhos)
Oral (Boca)
Cutânea (Pele)
USO CORRETO
O EPI usado corretamente proporciona proteção ao trabalhador através do controle da exposição ao risco.
Um exemplo de risco existente em quase todos os ramos de atividade é do ruído, e para proteger contra este tipo de agente usa-se o protetor auricular, porém ele não impede que o ruído exista, mas reduz a quantidade que penetra no ouvido do trabalhador, reduzindo os danos.
Um exemplo na construção civil: