Estudo de Caso: - A receita do sucesso foi mexer com a emoção dos funcionários
ACADÊMICO: Fabiano de Souza
TURMA : TGR 111
TRABALHO - ESTUDO DE CASO:
Estudo de Caso: - A receita do sucesso foi mexer com a emoção dos funcionários
EMBRAER (Chiavenato,187). Questões:
1) Vocês realmente acreditam que a vantagem na produção de jatos da EMBRAER, em relação à sua concorrente, esta diretamente ligada à motivação dos funcionários? Por quê?
Resposta: Sim, por que a situação em que a empresa se encontrava com o clima negativo dos funcionários após o corte de pessoal e a crise devido à Guerra do Golfo, traria somente resultados negativos. Foi uma estratégia muito inteligente por parte da Embraer investir na formação e motivação de seus funcionários.
2) O que vocês consideram que mais influencia na adoção de um novo e mais positivo comportamento a longo prazo, mais motivado e pró-ativo, a valorização profissional ou a remuneração?
Resposta: Em minha opinião o que influencia é tanto a valorização profissional, quanto a remuneração, pois acredito que deve haver um equilíbrio entre as duas. Não adianta um funcionário ser bem reconhecido profissionalmente e não ser bem remunerado e também não adianta ser bem remunerado e não ter reconhecimento profissional por parte da empresa.
3) Qual a relação entre a reestruturação de cargos e motivação dos funcionários?
Resposta: A reestruturação de cargos estabeleceu níveis de crescimento de carreira, isso fez com que os funcionários se motivassem, pois sabiam que teriam oportunidade de crescimento profissional e também salarial.
4) É possível encontrar um equilíbrio entre as necessidades das empresas e as dos colaboradores? Como?
Resposta: Sim, criando estratégias de motivação dos funcionários como, por exemplo, a participação nos resultados através do atingimento de metas. Desta maneira a empresa ganha e o funcionário também.
5) Qual a relação entre o que foi realizado na empresa e o aumento de sua competitividade? Explique.
Resposta: O que foi