Esporte Vela
O iatismo ou a vela é o nome dado ao esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento. Genericamente podemos dividir os barcos à vela em barcos monotipo e em barcos de oceâno ou cabinado, consoante a dimensão do barco e a possibilidade de residir a bordo.
História
No século XVII, surgiu na Holanda uma embarcação chamada jaghtstchipt, que atendia aos propósitos comerciais do país e era muito utilizada pelos comerciantes para cumprir pequenas rotas internas, transportar cargas entre as cidades e exercitar o talento de velejadores.
Prático e de condução fácil, o barco fez muito sucesso e conquistou admiradores como o rei Charles II, da Inglaterra, exilado na Holanda. Ao voltar ao seu reino, o monarca realizou melhorias no jaght e ajudou a elaborar outros barcos. Ele foi um grande incentivador do iatismo e promoveu as primeiras regatas de barcos a vela em território britânico.
O Royal Cork Yatch Club, considerado o mais antigo clube de vela do mundo, foi criado em 1720, na Irlanda. Em meados do século XIX, a instituição propôs um desafio ao New York Yatch Club, que venceu a disputa. O desafio ficou conhecido como America’s Cup e é considerado um marco na expansão da vela.
Olimpíadas
Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas 1896, a partir dos Jogos de Antuérpia 1920, a participação da vela foi muito aprimorada, até que nos Jogos Olímpicos México 1968, o esporte se consolidou como modalidade olímpica.
A vela é o esporte que mais medalhas olímpicas conquistou para o Brasil, totalizando 16 até os Jogos Olímpicos Pequim 2008.
O esportista brasileiro que tem o maior número de medalhas olímpicas conquistadas até hoje é o velejador Torben Grael, com cinco (dois ouros, uma prata e dois bronzes).
Divisões
Os barcos são divididos em classes, segundo o formato, as especificações técnicas e o número de tripulantes. As classes que