ESTUDO DE CASO - YÁZIGI
Adriane Ferreira da Silva
Cirley Vasconcelos Ferreira
Francisca Alcione Castro de Oliveira
Giovanni Antonio Gouvêa Almeida
YÁZIGI: Origem, características empreendedoras e situação atual
Manaus
2013
YÁZIGI
1. Origem
A escola de idiomas Yázigi foi Fundada em 1950 em São Paulo, por Fernando Heráclio Silva e por César Yázigi - que deu nome à rede. Inicialmente, a convite de César, Fernando foi trabalhar com ele como professor de português para estrangeiros, no caso já havia muitos norte-americanos chegando a São Paulo, por conta do inicio da industrialização.
Ainda na década de 50, César Yázigi mudou-se novamente para os Estados Unidos, desligando-se do negócio no Brasil. Com isso, Fernando Silva e seu irmão, Itamar Silva, ficaram com o domínio total da empresa.
Ricardo Young Silva, filho de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa em 1989, iniciando uma nova etapa na história da empresa. Sempre atento às novas tecnologias e aos novos conceitos de aprendizagem, Ricardo implantou o sistema de franchising no Brasil, utilizando o Yázigi como modelo, e posteriormente, em 1991, iniciou o processo de internacionalização da empresa, onde o core business seria o ensino de línguas e o intercâmbio.
2. Características empreendedoras
Ricardo é um empresário com vocação empreendedora. Fez-se empreendedor em razão das muitas inovações que criou e implementou no negócio da família, a rede de franquias de ensino de idiomas Yázigi, que sob sua liderança, alçou voos importantes, incluindo o ambicioso projeto de internacionalização. Abaixo, estão listadas algumas das características empreendedoras citados por Ricardo Silva, lembrando que tais características não são definitivas, pois não existem padrões em se tratando de empreendedorismo:
O empreendedor é alguém que persegue um objetivo, tem energia, ousadia e convicção interna necessária para ir em busca deste objetivo;
O empreendedor não deve fazer nada