Estudo de Caso Vygotsky
4º e 5º período de Psicologia
Alunos:
Karen K. Diniz
Estudo de caso 1
Segundo Vigotsky as relações experimentadas proporcionam a aprendizagem. No estudo de caso nota-se a dificuldade da mãe em aprender a língua portuguesa e a dirigir.
A mãe ao fazer parte muito próxima da família de Ariel, e esta se trata do meio em que ele está inserido, a dificuldade de aprendizagem da mãe afeta a aprendizagem do filho em questão. Portanto recomenda-se que ela também faça tratamento psicoterápico. O motivo da consulta de Ariel se deu pela dificuldade de aprendizagem na escrita e na fala, tanto em português como em hebraico, esta foi a principal queixa da psicopedagoga que o encaminhou. No ambiente escolar foi notado uma agitação, dificuldade de manter a atenção, de coordenação global e fina. Segundo Vigotsky, a construção de conhecimentos é que vão permitir o desenvolvimento mental, uma vez que a criança nasce dotada de apenas funções psicológicas elementares. Com a elaboração das informações do meio, essas funções elementares transformam-se em funções superiores. Outro fator de dificuldade de Ariel é a biológica e também a social externa. Sua mãe e seus irmãos mostram dificuldade mostrando assim o meio familiar conflituoso.
Em relação aos colegas de Ariel, o interesse não é mutuo, pois os amigos dele se afastam, não o convidam para suas festas e casas por rejeitarem seu desajeitamento motor e o fracasso escolar. Concluímos que a dificuldade de aprendizagem de Ariel não se dá somente biologicamente, mas também em sua coordenação global, o meio em que convive sendo tanto familiar quanto social e escolar, como Vigotsky propõe é orientado que Ariel seja acompanhado por tratamento psicoterapêutico.